Sabia que cada vez mais empresas e recrutadores usam o Facebook para prospecção de candidatos a vagas em seus quadros? Não? Então que tal começar a usar a sua página como uma ótima ferramenta de marketing pessoal?

1 – O visual de seu perfil deve estar de acordo com as oportunidades que você quer. Por isso, capriche em sua foto de capa e de perfil. A primeira impressão pode ser sim a que fica.
2 – Cuidado com o que publica. Conteúdos que possam parecer discriminatórios ou ofensivos são dispensáveis. Política, religião e futebol são os temas que mais geram controvérsia e, por isso, devem ser tratados com sabedoria. Uma opinião polêmica pode bater de frente com a opinião de um potencial empregador.
3 – Fotos são engraçadas dentro de seu contexto. Uma pose para a câmera bebendo uma garrafa de vodka pura pelo bico na festa de formatura é um momento para ser recordado, mas nem sempre para ser postado. Lembre-se que as empresas não lhe conhecem e podem não “curtir” sua conduta na hora de lhe selecionar para uma vaga.
4 – A pergunta que o Facebook lhe faz é: “No que você está pensando?”. E não: “Do que você está reclamando?”. Evite ser exaustivo. Se você reclama de tudo, por que não irá reclamar também do seu trabalho?
5 – Achou alguém no Facebook que trabalha na empresa que você gostaria de entrar? Não adicione a pessoa sem conhecer, apenas para pedir indicação ou falar de seu interesse. Mensagens desse jeito apenas a afastarão de você.
6 – Existem na rede inúmeros perfis de departamentos de recursos humanos. Se quiser adicioná-los, faça isso apenas para acompanhar suas publicações, e não ficar pedindo emprego no inbox.
7 – Atenção ao português. Não é porque você tem que escrever em 140 caracteres que deve assassinar a gramática no Twitter. O Facebook é seu, nós sabemos, mas “agente” é do FBI.
8 – Como diriam seus pais: palavrões são feios. Você pode muito bem encontrar com um colega no bar, como de costume, e falar: “Ooopa, você já chegou aí seu fil** de uma p***.” Mas alguns recrutadores, ao lerem termos assim constantemente em suas publicações, podem achar que esse é seu linguajar natural.
9 – Olhe bem as páginas que você curte. Tá afim de dar uma olhada em uma página de seu gosto pessoal mas que nem não agrada à muita gente? Tudo bem. Mas daí a curtir tudo e deixar registrado vai uma grande distância.
10 – Utilize as moderações. Não deixe tudo escancarado para quem quiser lhe ver. Reserve curtidas, posts, fotos e outras coisas aos seus amigos.
Lembre-se: Você é a sua melhor marca!